
Algumas questões deverão ser consideradas no momento de decidir quais os produtos para relaxamento que irá fazer nos cabelos, dentre elas as mais importantes são o tipo de cabelo que a pessoa possui (grosso, fino, crespo, cacheado, com raiz lisa ou não) e a química que usou anteriormente.
É necessário fazer um diagnóstico dos cabelos com antecedência para não comprometer os fios com o relaxamento. Os cabelos deverão estar saudáveis e com elasticidade, e outras químicas, como tintura e descoloração em geral, também entram na lista das químicas utilizadas anteriormente.
Os produtos para relaxamento são basicamente a base de hidróxido (de guanidina, ou cálcio+ iminouréia, ou potássio, ou sódio) ou de tioglicolato de amônio. É muito importante que o profissional entenda de compatibilidade entre químicas e o que é indicado e contra indicado para cada caso no momento de fazer um relaxamento capilar.
Produtos para relaxamento a base de hidróxido de guanidina são os mais incompatíveis com outras químicas, todas que possuem amônia, inclusive tintura, e particularmente os considero com maior poder de alisamento, portanto são indicados para pessoas que possuem cabelos mais afro e rebeldes.
Os produtos para relaxamento a base de hidróxido de sódio e cálcio também são incompatíveis com descolorações e amônia, eles alteram a estrutura dos fios e enfraquecem os cabelos, que consequentemente não resistem a um futuro processo de clareamento.
Os produtos para relaxamento que são compatíveis com colorações e mechas são os à base de tioglicolato de amônio e de amônia.
Entretanto “sempre” faça o teste da mecha antes de aplicar a química por completo nos cabelos. Além da resistência dos fios, que poderão não aguentar o relaxamento, alguns produtos para relaxamento que são considerados seguros e compatíveis não são.
produtos para relaxamento.O que fazer quando os fios começarem a cair por incompatibilidade de química dos produtos para relaxamento
Se ocorrer algo inesperado decorrente da incompatibilidade de químicas e os cabelos começarem a cair, não tenha dúvida, corra para o lavatório e lave com água em abundância e shampoo neutralizante da química, e na sequência use o condicionador para equilibrar o pH dos cabelos.
Existe ainda a possibilidade de uma cliente não souber qual produto foi utilizado anteriormente para relaxar os fios, e com engano os fios começarem a cair por incompatibilidade de química entre o produto para relaxamento anterior e o que está sendo utilizado, para se certificar de qual produto para relaxamento usar em um novo procedimento é muito importante fazer o teste da mecha.
Existem ainda indícios para descobrir qual foi a química utilizada anteriormente, como perguntar a cliente se o produto tinha cheiro forte, caso a resposta seja afirmativa é provável que foi aplicado produto a base de amônia ou tioglicolato de amônio, os hidróxidos não tem cheiro e também ardem muito o couro cabeludo.
Para retoque de relaxamento proteja os fios, que já passaram pela química anteriormente, com algum tipo de óleo e tenha o cuidado de passar o produto somente nas áreas que deseja retocar.
Para tingir e alisar os cabelos, o mercado oferece produtos para relaxamento que alisam e tingem ao mesmo tempo, a base de tioglicolato e mesmo alguns a base de guanidina que aliam ás suas fórmulas tonalizantes que não possuem amônia, que agem apenas na superfície do fio.
Para quem já faz uso do alisante e coloração, daqueles que são compatíveis, o mais indicado é que se dê uma pausa entre um procedimento e outro, de no mínimo três dias, e a ordem certa é alisar primeiro para colorir posteriormente, porque a química poderá alterar a cor dos fios recém-coloridos.
Se for combinar relaxamento com coloração, ou descoloração, fique atenta as compatibilidades e redobre os cuidados com a cabeleira, é importante manter uma rotina de reposição de nutriente para manter a saúde dos fios.
Junto com os produtos para relaxamento o mercado vem oferecendo uma gama de produtos para manutenção é interessante estar adquirindo toda a linha, para manter os cabelos mais bonitos.
Esperamos que você tenha gostado do artigo Produtos para Relaxamento não deixe de dar sua opinião a respeito do assunto ou mesmo sobre algum produto que conheça e recomenda ou não para o procedimento, o blog conta com uma área de perguntas e resposta, confira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário