segunda-feira, 6 de junho de 2016

COMO FAZER LUZES COM TOUCA PASSO A PASSO 2016

                                         Como fazer luzes na touca
Para fazer luzes na touca você irá precisar de um pó descolorante, oxidante 30 ou 40 volumes, pote para mistura dos produtos, pincel, luvas, touca de silicone, agulha,  uma tinta (da cor que deseja para as luzes) e um oxidante 10 volumes para matizar  os cabelos descoloridos. Fazer luzes na touca não tem segredo mas exige prática para que você se aperfeiçoe e faça cada vez mais rápido.

Para dar início as luzes na touca tudo começa com um bom desembaraço dos cabelos. Penteie-os até que estejam completamente desembaraçados e se forem muito cacheados, faça uma escovação lisa, para puxar os fios com mais facilidade na touca.
Aqueça a touca de silicone com o secador de cabelos, e coloque um pouco de talco, penteie todo o cabelo para trás e coloque-a na cabeça de forma que se encaixe perfeitamente.

Defina a quantidade de luzes na touca que gostaria de fazer e puxe os fios com o auxílio da agulha. A maioria das toucas já vem com os furinhos para você puxar as mechas.

Prepare o produto para as luzes na touca, o pó descolorante mais o ox 40 volumes (cabelos tingidos, grossos ou escuros serão descoloridos mais rapidamente com o ox 40 volumes, e cabelos virgens, finos ou com tons claros poderão ser descoloridos com o ox 30 volumes). O produto não poderá ficar muito líquido nem muito denso, a consistência pastosa é a ideal, misture bem, mas sem bater o produto, caso observe a formação de bolinhas na mistura, pause um minuto e volte a misturar novamente, elas desaparecerão.

Com o pincel, passe o produto nos cabelos que foram puxados para as luzes na touca, não demore no procedimento. Aguarde até que os fios estejam descoloridos, cerca de 20 minutos para cabelos finos e naturais, ou mais para cabelos grossos, escuros ou tingidos. Esteja atenta a ação do descolorante, tracione constantemente alguns fios para checar a elasticidade dos mesmos, caso note que estão arrebentando facilmente ou esticando além do normal, como borracha, suspenda a descoloração, enxague os cabelos. Se o fundo de clareamento for alaranjado, ou seja, o máximo que conseguir com a descoloração for chegar a um tom indesejado, geralmente aquele amarelo alaranjado, não se preocupe, mais adiante, na matização, amenizaremos esse efeito.

Prepare o produto para matizar os fios descoloridos, a nuance desejada mais o ox 10 volumes. Para cabelos com fundo de clareamento alaranjado, opte por uma tintura que contenha reflexo acinzentado para poder neutralizar essa cor, confira nosso artigo Como Matizar o Cabelo Corretamente.

Lave os fios descoloridos e quando o produto for retirado dos cabelos, você irá matiza-los, ali mesmo no lavatório, sem tempo de pausa e nem remover a touca (se for retoque pode retirar a touca antes de matizar para que as luzes anteriores também sejam tonalizadas), passe a nuance e vá enxaguando.

Agora coloque condicionador nos fios, penteie-os  e retire a touca.

Lave os cabelos por completo com shampoo, use um creme de hidratação de sua preferencia e pronto.
Faça uma escova (brushing) para visualizar melhor o efeito das luzes feitas na touca.

Aprendendo como fazer luzes na touca e mais uns segredinhos

Os novatos na profissão devem ter algum conhecimento de como fazer luzes na touca, mas ainda assim observo muitos profissionais que falham no momento de finalizar o procedimento, para que isso não ocorra é preciso entender a estrela de Oswald, colorimetria, e possuir bom senso para obter resultados mais condizentes com o tom de pele da cliente.

Como fazer luzes na touca com perfeição seguindo as dicas de experts, confiram:

– Matizar os cabelos, que têm fundo de clareamento amarelo claríssimo, com uma nuance de reflexo cinza, irá deixa-los com o reflexo bem platinado, enquanto mais claro o cabelo mais fiel será o tom aplicado.

– Pessoas morenas devem evitar cores muito claras, salvo para efeito degradê, opte por matizar as luzes com nuances de tons 7 ou 8 no máximo.

– Cuidado ao puxar os cabelos da parte de trás da cabeça ao realizar luzes na touca, incline um pouco a agulha para os lados ao puxar as mechas no local, isto evita marcar os fios com a descoloração nesta região.

– Quando estiver furando a touca para “pegar” os fios de cabelo, procure manter a regularidade de mechas puxadas, não se concentre muito em uma única área, puxe uniformemente, a não ser que seja proposital e este o efeito que deseja, as mechas  descoloridas são bem visíveis, e quantidade concentrada de mechas descoloridas em uma região passa a impressão de cabelos manchados.

– É normal que ao finalizar as luzes na touca e lavar as madeixas você note os cabelos extremamente ressecados, é devido a descoloração, por isto invista em máscaras de hidratação.

– Cuidado com a consistência do produto que irá utilizar para fazer as luzes na touca, oxidante mais descolorante, se tiver muito líquido poderá escorrer ou penetrar nos buraquinhos da touca, causando efeito de manchas em formato de bolinhas na raiz.

– Evite utilizar touca rasgada, o descolorante poderá escorrer por estes rasgos e manchar os cabelos.

– Se for a primeira vez que irá fazer as luzes na touca, não puxe muitos fios, vá fazendo aos poucos, em períodos de semanas, para que não estranhe o efeito das luzes nas madeixas.

– Ao trabalhar as luzes na touca dê atenção especial aos cabelos que já foram tingidos, estes fios geralmente possuem alguma parte de seu comprimento com vestígios da tintura, e esta região será mais difícil de descolorir, enquanto que os naturais são mais fáceis, portanto se for o caso, trate estas regiões de maneira distinta, seja mudando a volumagem do oxidante ou tempo de ação do produto nos fios.

 A manutenção

Para manter em dia o efeito das luzes nos cabelos, sempre bonitas e como se estivessem acabado de serem feitas no salão de beleza, aposte em shampoos tonalizantes, desamareladores, você os encontra nas versões roxo e acinzentado, o roxo neutraliza o amarelo nos fios (cor gema de ovo) e o acinzentado neutraliza o alaranjado.

Mantenha o corte de cabelo em dia, cabelos descoloridos ou quimicamente tratados, possuem mais movimento e naturalidade quando tem as pontas aparadas com regularidade.

Atenção, se for aplicar progressiva nas madeixas opte pelos produtos próprios para loiros, a maioria das escovas disciplinadoras alaranja os cabelos que estão com luzes. Caso já esteja com os cabelos amarelo alaranjados, em decorrência do procedimento, matize para neutralizar estes efeitos indesejados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário